• Subprocuradoria-Geral de Planejamento Institucional

O que é o movimento?

 

Como surgiu o Movimento Paraná Sem Corrupção?

Movimento PP sem corrupção banner 03



O Movimento Paraná Sem Corrupção foi criado a partir de uma articulação do Ministério Público do Paraná, por meio da coordenação paranaense da campanha  "O que você tem a ver com a corrupção?"

 o que vc tem a ver com a corrução banner


A campanha nacional foi lançada em 2007 pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) com o propósito de enfrentar a corrupção de duas formas: por meios legais, processando agentes públicos corruptos; e promovendo a conscientização social para a reflexão acerca do tema e a disseminação da cultura da honestidade.

Em reuniões da coordenação regional da campanha com a Secretaria de Estado da Educação e com o Grupo Paranaense de Comunicação, surgiu a ideia de criar um Movimento com o qual os cidadãos paranaenses se identificassem. Surgiu então o Movimento Paraná Sem Corrupção.

Objetivo


O Movimento Paraná Sem Corrupção tem o propósito de promover o combate à corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em princípios éticos, na participação social e no exercício pleno da cidadania.

A proposta é que o Movimento ganhe força e envolva toda a sociedade. Neste primeiro momento, no entanto, o foco se dará na comunidade escolar.

Professores e promotores de justiça estão sendo mobilizados, nos municípios pertencentes aos 32 Núcleos Regionais de Educação, para definirem, em conjunto, as atividades que serão desenvolvidas nas comunidades e escolas das suas cidades.

A sugestão é que, neste ano eleitoral, as ações priorizem os alunos do Ensino Médio, já que muitos votarão pela primeira vez. A intenção é incentivar os estudantes a discutir a corrupção, despertando o interesse em participar da construção de uma sociedade baseada na honestidade e em escolhas políticas fundadas na ética.

Vale destacar que o Movimento é apartidário e não serve a interesses de grupos políticos. Ele tem cunho popular e democrático, buscando incentivar o debate público para o enfrentamento à corrupção.

Como participar?


A forma de participação no movimento é livre. Cada pessoa pode contribuir com ideias e iniciativas, a sua maneira: reunir um grupo para debater temas ligados à corrupção, elaborar dinâmicas, atividades, produções artísticas, educativas etc. Vale a criatividade e o envolvimento de cada cidadão.

Para contribuir com as ações que serão realizadas em todos os cantos do Estado, o Movimento Paraná Sem Corrupção colocou à disposição de professores, alunos e da comunidade em geral, material de apoio no site "paranasemcorrupcao.org.br", hospedado no portal Dia a Dia Educação, da Secretaria de Estado da Educação, parceira do Movimento.

Mas são apenas sugestões. A intenção é que cada pessoa faça seu próprio movimento contra a corrupção, adotando atitudes positivas e proativas.

Recomendar esta página via e-mail: