• Subprocuradoria-Geral de Planejamento Institucional

Geração atitude - O projeto

Cabeçalho Geração Atitude

O PROJETO   GERAÇÃO NA ESCOLA   CARAVANA DA CIDADANIA   NOTÍCIAS   CONTATOS   SELEÇÃO DA ESCOLA

Conheça o Geração Atitude

O que é?

O “Geração Atitude” é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção que tem o objetivo de apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação social e o protagonismo juvenil.

Público do projeto

Inicialmente, o Geração Atitude será desenvolvido em 202 escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação. No entanto, o projeto permite a participação de todas as escolas interessadas, uma vez que a metodologia e os materiais de apoio podem ser utilizados de forma aberta e irrestrita.

Metodologia

Todas as ações do projeto buscam disseminar informações e despertar o interesse dos jovens para temas como: Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente, funcionamento do Ministério Público, dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, entre outros. O que se espera é que os estudantes, compreendendo melhor esses assuntos, possam tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões importantes envolvendo a escola, o bairro, a cidade, o Estado e o país, passando a atuar como protagonistas de suas próprias histórias.

Guia CidadãoGuia do Cidadão

A publicação concentra, em linguagem direta e acessível, informações sobre Democracia, Política, Eleições, Voto, Cidadania, bem como aborda as funções e as formas de acesso ao Ministério Público e a cada um dos Três Poderes, o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e das instâncias democráticas de participação social, dentre outros temas. O guia está disponível na versão digital, aberta para consulta pública, reprodução e utilização por todos os interessados. O material foi produzido pelo MP-PR, por meio da coordenação do Movimento Paraná Sem Corrupção, em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Observatório Social do Brasil (OSB), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Etapas

O Geração Atitude será desenvolvido em dois eixos principais:

- Geração na Escola – As atividades se darão em conjunto com as equipes pedagógicas das escolas, que desenvolverão iniciativas como palestras, encontros com a comunidade, concursos culturais, debates, passeatas, entre outras ações. Aos professores, caberá trabalhar o conteúdo do Guia do Cidadão com seus alunos. Aos promotores de Justiça, uma intervenção presencial na escola, complementando e fortalecendo o trabalho iniciado em sala de aula pelos professores. Para isso, estão disponíveis o Guia do Cidadão e as sugestões dos planos de aula (estes, desenvolvidos pela SEED). No entanto, as atividades devem ser elaboradas de forma plural, com a união de esforços e a criatividade tanto dos integrantes do MP-PR, como dos educadores.

- Caravana da Cidadania – Concurso que vai destacar as 32 melhores ideias para mudar o Paraná, apresentadas por estudantes e professores da Rede Pública de Ensino, em forma de Projeto de Lei. Os autores dos melhores projetos, que serão selecionados pela SEED, receberão como prêmio com uma viagem a Curitiba, entre os dias 18 e 22 de novembro, onde visitarão os pontos turísticos da capital e as sedes do Ministério Público do Paraná e dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). O objetivo é possibilitar que os estudantes conheçam os representantes dos órgãos públicos e as lideranças políticas do Estado. Veja aqui como participar.

simbolo GA

Participação

Promotores de Justiça - Antes de iniciar o contato com as escolas, é importante registrar a atuação pretendida no PROMP. Veja detalhes no passo a passo conforme as instruções abaixo:
- Área de Atuação Principal: PROJETO SOCIAL
- Área(s) de Atuação Secundária(s): PROJETO SOCIAL
- Palavra(s) Chave: PROJETO SOCIAL – MOVIMENTO PARANÁ SEM CORRUPÇÃO
- Vínculo com projeto/plano de ação institucional: PLANO SETORIAL DE AÇÃO – PJ
- Numeração Anterior: número do PA instaurado para o registro do Plano Setorial de Ação

Também é importante que os promotores de Justiça conheçam o conteúdo do Guia do Cidadão, para que possam contribuir com o trabalho nas escolas. O próximo passo é escolher entre as escolas já cadastradas. A partir da escolha, o promotor entra em contato com o responsável da escola para agendamento do melhor dia e horário para a realização da atividade, de 27 de maio a 30 de setembro de 2019.

Atenção vitaliciandos: observem os prazos para conclusão da contagem de horas no período de estágio probatório.

Vale destacar que fotografias são importantes para o registro das ações e para a divulgação (Veja aqui como divulgar a iniciativa).

Professores –  Para viabilizar as ações nas escolas, o Movimento Paraná Sem Corrupção está disponibilizando material de apoio. Acesse o Guia do Cidadão e os modelos de planos de aula (SEED) para o trabalho com os alunos. Importante: o registro fotográfico auxilia na divulgação da iniciativa.

Estudantes – Os alunos do Ensino Médio de escolas públicas devem procurar orientações junto aos professores e à direção da escola. Também podem sugerir que a escola desenvolva as atividades do projeto, caso a instituição de ensino ainda não esteja participando. Importante: os grêmios estudantis podem realizar ações do Geração Atitude.


Parceiros – O Geração Atitude é realizado pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Movimento Paraná Sem Corrupção, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Os parceiros do Movimento também apoiam a iniciativa. Emissora de rádio; jornais; Associações Comerciais, de Moradores e de Serviços; Sindicatos; ONGs; Escolas particulares, Secretarias Municipais de Educação, Empresas, Câmaras de Vereadores, entre outros, podem firmar parceria e contribuir com as ações do Movimento e do Geração Atitude. Conheça os parceiros do Movimento em todo o Paraná. Se você quiser se tornar nosso parceiro, procure a Promotoria de Justiça da sua cidade. Confira aqui os contatos.


 

Rodapé

 

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem