• Subprocuradoria-Geral de Planejamento Institucional

Geração atitude - O projeto

Cabeçalho Geração Atitude
O projeto Geração na Escola Caravana da Cidadania   Notícias Contato


Conheça o Geração Atitude


O que é?

O “Geração Atitude” é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção que tem o objetivo de apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação social e o protagonismo juvenil.

Público do projeto

Inicialmente, o Geração Atitude será desenvolvido em 160 escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação. No entanto, o projeto permite a participação de todas as escolas interessadas, uma vez que a metodologia e os materiais de apoio podem ser utilizados de forma aberta e irrestrita.

Metodologia

Todas as ações do projeto buscam disseminar informações e despertar o interesse dos jovens para temas como: Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente, funcionamento do Ministério Público, dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, entre outros. O que se espera é que os estudantes, compreendendo melhor esses assuntos, possam tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões importantes envolvendo a escola, o bairro, a cidade, o Estado e o país, passando a atuar como protagonistas de suas próprias histórias.

Guia CidadãoGuia do Cidadão

A publicação de 54 páginas concentra, em linguagem direta e acessível, informações sobre Democracia, Política, Eleições, Voto, Cidadania, bem como aborda as funções e as formas de acesso ao Ministério Público e a cada um dos Três Poderes, o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e das instâncias democráticas de participação social, dentre outros temas. O guia está disponível na versão digital, aberta para consulta pública, reprodução e utilização por todos os interessados. O material foi produzido pelo MP-PR, por meio da coordenação do Movimento Paraná Sem Corrupção, em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Observatório Social do Brasil (OSB), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Etapas

O Geração Atitude será desenvolvido em três eixos principais:

- Geração na Escola – As atividades nas escolas se darão de forma semelhante às realizadas pelo Movimento Paraná Sem Corrupção nos anos anteriores. Promotores de Justiça, em conjunto com as equipes pedagógicas das escolas, desenvolverão iniciativas como palestras, encontros com a comunidade, concursos culturais, debates, passeatas, entre outras ações. A diferença, desta vez, é que as atividades terão como foco a formação para a cidadania. Aos professores, caberá trabalhar o conteúdo do Guia do Cidadão com seus alunos. Aos promotores de Justiça, uma intervenção presencial na escola, complementando e fortalecendo o trabalho iniciado em sala de aula pelos professores. Para isso, estão disponíveis o Guia do Cidadão e as sugestões dos planos de aula (estes, desenvolvidos pela SEED). No entanto, as atividades devem ser elaboradas de forma plural, com a união de esforços e a criatividade tanto dos integrantes do MP-PR, como dos educadores.

- Caravana da Cidadania – Concurso que vai destacar as 32 melhores ideias para mudar o Paraná, apresentadas por estudantes e professores da Rede Pública de Ensino, em forma de Projeto de Lei. Os autores dos melhores projetos, que serão selecionados pela SEED, receberão como prêmio com uma viagem a Curitiba, entre os dias 9 e 12 de novembro, onde visitarão os pontos turísticos da capital e as sedes do Ministério Público do Paraná e dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). O objetivo é possibilitar que os estudantes conheçam os representantes dos órgãos públicos e as lideranças políticas do Estado. Veja aqui como participar.



simbolo GA

Participação

Promotores de Justiça - Antes de iniciar as ações, é importante abrir um procedimento administrativo no PROMP (orientações para o registro). Também é importante que os promotores de Justiça conheçam o conteúdo do Guia do Cidadão, para que possam contribuir com o trabalho nas escolas. O próximo passo é verificar se há escolas participantes já cadastradas (Conheça aqui a região de abrangência de cada Núcleo). A partir desse contato, promotores, técnicos do Núcleo, equipe pedagógica das escolas e professores devem se reunir para estabelecer o plano de ação do projeto. Vale destacar que fotografias são importantes para o registro das ações e para a divulgação (Veja aqui como divulgar a iniciativa). Consulte as orientações para promotores de Justiça.

Professores – . Para viabilizar as ações nas escolas, o Movimento Paraná Sem Corrupção está disponibilizando material de apoio. Acesse o Guia do Cidadão e os modelos de planos de aula (SEED) para o trabalho com os alunos. Importante: o registro fotográfico auxilia na divulgação da iniciativa.

Estudantes – Os alunos do Ensino Médio de escolas públicas devem procurar orientações junto aos professores e à direção da escola. Também podem sugerir que a escola desenvolva as atividades do projeto, caso a instituição de ensino ainda não esteja participando. Importante: os grêmios estudantis podem realizar ações do Geração Atitude. O Guia do Cidadão explica que os grêmios são uma das principais formas de articulação jovem no ambiente escolar (pág. 23 a 27). Conheça o conteúdo do guia.

Video

Parceiros – O Geração Atitude é realizado pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Movimento Paraná Sem Corrupção, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Os parceiros do Movimento também apoiam a iniciativa. Emissora de rádio; jornais; Associações Comerciais, de Moradores e de Serviços; Sindicatos; ONGs; Escolas particulares, Secretarias Municipais de Educação, Empresas, Câmaras de Vereadores, entre outros, podem firmar parceria e contribuir com as ações do Movimento e do Geração Atitude. Conheça os parceiros do Movimento em todo o Paraná. Se você quiser se tornar nosso parceiro, procure a Promotoria de Justiça da sua cidade. Confira aqui os contatos.

Faça o download das edições 2015 e 2016.
Guia do Cidadão 2015Guia do Cidadão 2016

Rodapé
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem