• Subprocuradoria-Geral de Planejamento Institucional

Geração atitude - Caravana da Cidadania

Cabeçalho Geração Atitude
O projeto Geração na Escola Caravana da Cidadania   Notícias Contato

Caravana da Cidadania


A Caravana da Cidadania consiste em um concurso, organizado pela Secretaria de Estado da Educação, voltado a estudantes de escolas públicas do ensino médio, que irá premiar as 32 melhores ideias para mudar o Paraná. As ideias devem ser encaminhadas aos Núcleos Regionais de Educação, até o dia 6 de outubro 2017, em forma de Projeto de Lei (veja modelo). O Núcleo escolherá os três melhores projetos da região e os remeterá à SEED, para a fase final de classificação. A Secretaria pretende selecionar um projeto vencedor por Núcleo Regional de Educação, ou seja, a expectativa é que 32 projetos sejam contemplados em todo o Paraná.

Os vencedores serão anunciados pela SEED até o final de outubro. Os estudantes e os professores orientadores, autores das propostas classificadas, receberão como prêmio uma viagem a Curitiba, onde visitarão os pontos turísticos da capital paranaense, bem como as sedes do Ministério Público do Paraná e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. A viagem está prevista para ocorrer entre os dias 9 e 12 de novembro. Confira o regulamento do concurso.

Quem pode participar?

Podem participar estudantes com idade entre 16 e 22 anos, matriculados e frequentando regularmente:
• o 2º ou o 3º ano do ensino médio da Rede Pública de Ensino paranaense;
• o 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico em escolas públicas paranaenses.


Como participar
O estudante que deseja participar da Caravana da Cidadania deverá elaborar um Projeto de Lei, conforme modelo disponibilizado pela SEED, com o auxílio de um professor orientador. O projeto deve encaminhado, juntamente com a ficha de inscrição preenchida, uma cópia do documento oficial de identidade do aluno e do professor, bem como a declaração ou o comprovante de matrícula do aluno no ensino médio ou técnico, ao Núcleo Regional de Educação.
O Núcleo fará a pré-seleção dos trabalhos, devendo remeter os três projetos representantes da região à SEED até o dia 10 de outubro. A Secretaria fará a seleção final dos trabalhos.
Vale ressaltar que os estudantes que encaminharem Projetos de Lei ao programa “Parlamento Jovem Brasileiro” estarão participando automaticamente do concurso Caravana da Cidadania.

Simbolo geração atitudeConsulte o regulamento completo (documento elaborado pela SEED).
Acesse o modelo do Projeto de Lei (modelo fornecido pela SEED).
Informações sobre o Processo Legislativo.





Rodapé
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem