• Subprocuradoria-Geral de Planejamento Institucional

Geração atitude - Orientações para promotores

Cabeçalho Geração Atitude

 

O projeto Geração na Escola Caravana da Cidadania   Notícias Contato

 

 

Orientações - Promotores de Justiça

O foco principal do Geração Atitude é a formação cidadã dos jovens. Assim como nos anos anteriores do Movimento Paraná Sem Corrupção, o projeto prevê uma atividade presencial dos representantes do MP-PR nas escolas de ensino médio. No entanto, além da sensibilização para o exercício da cidadania e o consequente combate à corrupção, este ano as atividades contarão com um reforço pedagógico.

Promotores de Justiça e professores devem estabelecer as atividades em parceria, a fim de levar aos estudantes informações sobre Democracia, Cidadania, Eleições, Política, Voto Consciente, dentre outros temas abordados no Guia do Cidadão. O guia está disponível na versão PDF e pode ser consultado, compilado, reproduzido e aprimorado, servindo de base para as aulas temáticas e também para as ações complementares, que podem ser desenvolvidas pelos membros do MP. Exemplares impressos da cartilha serão distribuídos às 160 escolas participantes do projeto. Os membros do MP podem também solicitar o guia à coordenação do Movimento, conforme necessidade. 

Metodologia - A metodologia prioriza a construção coletiva e a criatividade do grupo na proposição do plano de trabalho. Bate-papo com alunos, palestras, gincanas cidadãs, concursos culturais, passeatas, eleições simuladas, trabalhos e feiras escolares são algumas sugestões de atividades. Mas não há exigência quanto ao formato do trabalho, as equipes têm liberdade para estabelecer seus métodos e ações.

Geração na Escola - Professores, promotores e juízes, em conjunto com as equipes pedagógicas das escolas, desenvolverão palestras e debates. Aos professores caberá trabalhar o conteúdo do Guia do Cidadão com os alunos e aos promotores e juízes as palestras nas escolas.

Neste ano de eleições federais e estaduais, além de esclarecer o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, os membros poderão aprofundar as questões relacionadas à cidadania, à democracia, à política, às eleições e ao voto consciente. 

Cronograma

Etapa

Prazo

Geração na Escola (professores orientadores, TJ/MPPR - promotores e/ou juízes

26/02 a 08/07

Gincana da Cidadania ou Papo Cidadão 01/04 a 08/07
Inscrições online dos projetos 01/05 a 08/07
Avaliação/seleção dos projetos pela comissão técnica da Assembleia Legislativa 14/07 a 13/08
Resultado - Divulgação nas mídias oficiais dos 32 projetos selecionados 16/08
Período de contato com os participantes selecionados e trâmite junto ao GOS para liberação de recursos das passagens para estudantes e professores orientadores - SEED 16/08 a 17/08
Caravan da Cidadania (Curitiba) 19/11 a 23/11
Premiação do projeto vencedor 20/11

 

Caravana da Cidadania - Concurso que vai selecionar as 32 melhores propostas para Mudar o Paraná, na forma de Projetos de Lei, apresentadas por estudantes e orientadas pelos professores envolvidos no Geração Atitude. Os autores dos melhores projetos serão selecionados por uma banca e receberão, como premiação, uma viagem a Curitiba onde serão recebidos nas sedes da Procuradoria-Geral de Justiça e dos três Poderes.

Registro no PROMP - Antes de iniciar o contato com as escolas, é importante registrar a atuação pretendida no PROMP. Veja detalhes no passo a passo conforme as instruções abaixo:
Área de Atuação Principal: PROJETO SOCIAL
Área(s) de Atuação Secundária(s): PROJETO SOCIAL
Palavra(s) Chave: PROJETO SOCIAL – MOVIMENTO PARANÁ SEM CORRUPÇÃO
Vínculo com projeto/plano de ação institucional: PLANO SETORIAL DE AÇÃO – PJ
Numeração Anterior: número do PA instaurado para o registro do Plano Setorial de Ação

Articulações – A etapa seguinte é entrar em contato com o técnico do Núcleo Regional de Educação (NRE) responsável pelo projeto na comarca, para obter informações sobre o estabelecimento de ensino do município onde as atividades podem ser desenvolvidas (Acesse aqui os contatos dos Núcleos). Nas cidades-sede dos Núcleos, algumas escolas já foram selecionadas (Confira). A partir do contato com os Núcleos, promotores de Justiça, equipe pedagógica das escolas e professores devem se reunir para estabelecer as ações do projeto (confira o cronograma sugerido para o desenvolvimento das atividades).

Escolas Participantes Geração Atitude 2018 - O Geração Atitude está aberto para participação de todas as escolas da rede estadual em 2018. Até 2017, o programa ficava restrito a cinco escolas por Núcleo Regional de Educação (NRE), mas agora as cerca de 2,1 mil unidades do Estado podem participar.

Escolas mobilizadas - Acesse o questionário eletrônico abaixo, veja as escolas que já foram mobilizadas e defina em quais você pretende atuar:

Promotor de Justiça, quer aderir ao Geração Atitude em sua comarca? 

Clique aqui para acessar o questionário.

Atenção!

Destaca-se, porém, que além das escolas elencadas acima o membro do MPPR poderá, em contato direto com as instituições, mobilizar outras escolas.

Em ação – Ao passo em que as atividades vão sendo realizadas, o procedimento administrativo aberto no PROMP deve ser atualizado. É importante, também, que seja feito o registro fotográfico, pois além de documentar a iniciativa pode ser utilizado na divulgação dos trabalhos (Acesse o formulário para divulgação de notícia, disponível neste link, preencha as informações e encaminhe para o e-mail: luizfob@mppr.mp.br.

Metas - O objetivo de cada Promotoria de Justiça é realizar uma atividade presencial em pelo menos três escolas públicas da comarca, podendo a ação ser ampliada para outros estabelecimentos de ensino a critério dos participantes. Outra meta a divulgação do projeto nos veículos de imprensa locais. Por fim, os participantes devem estabelecer uma nova parceria para o projeto, de acordo com o modelo de Termo de Adesão Parceiros Locais.

Reconhecimento - O atingimento das metas será avaliado pela Corregedoria-Geral do MP-PR, conforme ofício circular 15/2015 - CGMP. Vale destacar que, através do Ato Conjunto 03/2012 – PGJ/CGMP, a participação dos membros da instituição nas ações do Movimento Paraná Sem Corrupção, possibilitará, pela análise dos resultados obtidos, a comunicação à Corregedoria, para fins de anotação em ficha funcional.

Estágio Probatório - Para os vitaliciandos, o envolvimento em projetos sociais também resulta na conversão do tempo dedicado às atividades com a comunidade em horas-aula do Curso de Preparação e Aperfeiçoamento. O cômputo das horas deve ser solicitado por meio de relatório de atividade encaminhado ao e-mail (luizfob@mppr.mp.br) após o encerramento das atividades do Projeto.  Mais informações podem ser obtidas junto ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

Conclusão do projeto – Assim que concluídas as atividades na comarca, o promotor de Justiça deverá entrar em contato com a coordenação do Movimento pelo e-mail luizfob@mppr.mp.br , informando o número do P.A. no PROMP e o encerramento das atividades.

Vídeos - A TV Assembleia produziu três vídeos bem didáticos e motivacionais sobre o programa, o primeiro fala diretamente com os promotores de Justiça e juízes para participarem ativamente desse projeto. O outro é direcionado aos professores da rede estadual de ensino e o terceiro é uma aula sobre como elaborar um projeto de lei, com o diretor da Escola do Legislativo, Dylliard Alessi.

simbolo geração atitudeAcesse:

Assista à transmissão ao vivo que aconteceu dia 27/04/2018, em que o promotor de Justiça, Eduardo Cambi, e o diretor da Escola do Legislativo, Dylliard Alessi, expõem detalhes de como os professores, promotres de Justiça e juízes podem participar do Geração na Escola.
Modelo de palestra para jovens
Guia do cidadão
Modelo de palestra para jovens (material para promotores de Justiça)
Contatos dos Núcleos Regionais de Educação
Consulte a abrangência dos Núcleos Regionais de Educação
Sites de interesse


Rodapé

 

 

 

 

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem