• Subprocuradoria-Geral de Planejamento Institucional

Geração atitude - Orientações para professores

Cabeçalho Geração Atitude
O projeto Geração na Escola Caravana da Cidadania   Notícias Contato

Orientações – Equipe Pedagógica e Professores

Reconhecendo a Escola como espaço privilegiado de formação para a cidadania e a fundamental importância dos professores nesta missão, o projeto Geração Atitude prevê diversas ações a serem realizadas em parceria com os educadores. O objetivo é oferecer informações e propiciar conhecimento de conceitos fundamentais sobre Cidadania aos estudantes, de modo que possam tornar-se agentes transformadores da realidade e protagonistas de suas próprias histórias.

Assista ao vídeo "Escola interativa", gravado em agosto de 2015, com informações sobre o projeto e conheça, abaixo, as sugestões de atividades para a sua escola.

Geração na Escola - Promotores de Justiça e professores devem estabelecer as atividades em parceria, a fim de levar aos estudantes informações sobre Democracia, Cidadania, Eleições, Política, Voto Consciente, dentre outros temas abordados no Guia do Cidadão. O guia está disponível na versão PDF e pode ser consultado, compilado, reproduzido e aprimorado, servindo de base para as aulas temáticas e também para as ações complementares, que podem ser desenvolvidas pelos integrantes do MP. Alguns sites com conteúdos de interesse podem ser consultados neste link, podendo contribuir com o trabalho. 

 

Metodologia - A metodologia a ser utilizada em sala, na aplicação do Guia do Cidadão, deve estar contemplada no plano de trabalho dos professores e receber o acompanhamento da equipe pedagógica. A SEED disponibilizou planos de aula (veja abaixo os arquivos) com sugestões para os professores utilizarem na proposição do plano de trabalho. Atividades como palestras, gincanas cidadãs, concursos culturais, passeatas, eleições simuladas, trabalhos, feiras escolares, bate-papo com os alunos, desenvolvidas com base nos conteúdos do Guia do Cidadão, podem ser aplicadas juntamente com os planos de aula. 

 

Participantes – Inicialmente, escolas de ensino médio, sediadas nas 32 cidades onde há Núcleo Regional de Educação, foram selecionadas para participar do projeto (Confira aqui as escolas participantes). O objetivo desta pré-seleção foi contemplar todas as regiões do Estado com ações do projeto. No entanto, a participação é aberta a todas as escolas que tiverem interesse em aplicar o conteúdo a seus alunos. A articulação com o Ministério Público para uma atividade presencial na escola pode ser feita diretamente com a Promotoria de Justiça da comarca ou por meio da coordenação do Movimento Paraná Sem Corrupção, através do e-mail luizfob@mppr.mp.br .

 

Registro – Durante a realização das atividades, a equipe pedagógica poderá registrar a iniciativa, tirando fotos das ações e encaminhando as imagens, juntamente com algumas informações para o e-mail luizfob@mppr.mp.br. Para facilitar a divulgação, preencha o formulário do projeto e anexe três fotografias. O material será divulgado no site do Geração Atitude, bem como no do Movimento Paraná Sem Corrupção. Envie as informações e confira o resultado nos sites! Você também pode divulgar a publicação nas Redes Sociais.

 

Caravana da Cidadania –   outra ação que poderá ser desenvolvida pela escola,  consiste em um concurso, organizado pela SEED, voltado a estudantes do ensino médio, que irá premiar as 32 melhores ideias para mudar o Paraná. As ideias devem ser encaminhadas aos Núcleos Regionais de Educação até o dia 3 de outubro, em forma de Projeto de Lei (veja modelo). A ação possibilitará aos estudantes de ensino médio das escolas públicas do Paraná a possibilidade de exercer a cidadania no aspecto político, a partir do conhecimento e da reflexão crítica acerca da Democracia. Ao propor uma lei, os alunos serão incentivados a pensar como os representantes do Legislativo, compreendendo melhor o processo democrático pelo qual são estabelecidas as prioridades de investimento público e as leis que regem a sociedade (saiba mais sobre o processo legislativo).

A iniciativa oportunizará, ainda, que os estudantes conheçam a capital do Estado, as lideranças políticas paranaenses, bem como as sedes de instituições públicas como o Palácio das Araucárias (sede do Governo do Estado), a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e o Ministério Público do Paraná, por meio de uma visita guiada.

Saiba mais sobre a Caravana da Cidadania aqui.


Acesse:

Escola Interativa (Tema: Democracia - gravado em 24/08/2015)

Guia do Cidadão

Planos de Aulas

Sites de interesse

Contatos dos Núcleos Regionais de Educação

Listas das Escolas Participantes

Formulário Eletrônico

Regulamento da Caravana da Cidadania




Rodapé
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem